29 março 2014

Demolidor - A Queda de Murdock

"E eu... Eu mostrei a ele... que um Homem sem Esperança... é um Homem sem Medo.

Possivelmente a melhor história já escrita do Homem sem Medo, "Demolidor - A Queda de Murdock" (Daredevil - Born Again) é indubitavelmente um clássico da Marvel e uma obra prima dos lendários Frank Miller e David Mazzucchelli.

Essa bem sucedida dupla é famosa também por aquela que passou a ser considerada uma espécie de cânone do Batman, mesmo que precedida por décadas de contos do Morcego. Trata-se de "Batman - Ano Um"

Individualmente, Frank e David também têm destaques notáveis em suas respectivas carreiras.

Tido como um dos maiores autores de HQs de todos os tempos, Frank Miller ganhou todos os pontos de XP possíveis e imagináveis ao longo de sua vida nos gibis.


Autor de Graphic Novels memoráveis e clássicas, como 300 e Sin City, cada um com sua devida adaptação milionária para o cinema, Miller também nos trouxe os ótimos Batman - O Cavaleiro das Trevas, Batman - Ano Um, chegou a ilustrar alguns gibis do Homem-Aranha, desenhar John Carter - Warlord of Mars (Sim, da obra de Edgar Rice Burroughs, que ganhou uma adaptação pela Disney!) e criar personagens ilustres, como por exemplo, Elektra, A Ninja Assassina mais famosa dos Quadrinhos.

Frank Miller
Porém não é só isto. Miller a vários anos tem se dedicado quase que exclusivamente ao cinema. Conforme, supracitado, Miller esteve diretamente envolvido com as adaptações de suas obras para a telona, 300 e Sin City (Sendo que ambos tiveram continuações este ano no cinema, Sin City ainda a ser lançado) mas aí vai uma curiosidade que talvez não seja de conhecimento geral do público:

Miller foi o roteirista responsável pelas duas sequências de Robocop, dos anos 1990, ambos com elementos muito interessantes na mitologia do policial do futuro. No Robocop 2, por exemplo, o vilão nada mais era do que uma versão psicótica de Alex Murphy, um robô com a consciência maligna do traficante Cain. Já na última continuação, Robocop 3, Miller insere androides japoneses que lutam contra o nosso herói utilizando katanas! Surreal pra dizer o mínimo.

Além disso, Frank Miller também escreveu e dirigiu The Spirit, adaptação homônima da obra do gênio Will Eisner, no entanto, o filme não faz jus ao seu nome.


David Mazzuchelli

David Mazzucchelli, desenhista renomado e parceiro de Frank Miller em trabalhos respeitáveis, começou na Marvel desenhando  Master of Kung Fu depois de já ter se embrenhado em histórias de Indiana Jones e Star Wars um ano antes de assumir o título do Demolidor, ainda na fase do autor Denny O'Neil.Durante os dois anos em que trabalhou nas estórias do herói, acabou desenhando também o arco que veio a ser escrito por Frank Miller, em sua primeira parceria, A Queda de Murdock.

Algum tempo depois, com ambos tendo migrado para a DC Comics, a dupla Mazzucchelli / Miller produziu o Batman - Ano Um, aclamado até hoje como uma das melhores histórias do Homem Morcego. Logo após este sucesso David decidiu abandonar os quadrinhos de massa e se dedicar ao seus trabalhos  individuais com foco mais artístico e menos comercial, o que também rendeu bons frutos como Rubber Blanket e Asterios Polyp. Hoje em dia, David Mazzucchelli é professor de cartoon para idosos na Escola de Artes Visuais de Manhattan.

A fantástica obra que estes dois gênios nos trazem teve na época uma repercussão enorme, não só pela sua qualidade artística mas também por reviver e mostrar a ruína de uma personagem clássica que integrava o universo do Demolidor, o que deu a toda a história um ar ainda mais sombrio e trágico. Esta personagem era Karen Page, antiga namorada de Matt Murdock. Anteriormente, a ex-secretária do escritório de advocacia Nelson/Murdock, havia deixado Nova York em busca do sucesso como atriz em Hollywood, porém não se sabia até então o que tinha se passado com ela.


Eis que ao longo da narrativa nos deparamos com uma Karen Page que após uma carreira como atriz pornô se tornou adicta de drogas, totalmente arruinada, a ponto de vender o segredo de Murdock em troca de uma dose de heróina.

Após esse segredo chegar ao conhecimento de Wilson Fisk, o Rei do Crime, o arqui-inimigo do herói no seu momento mais marcante arquiteta um plano de derrotar não só o vigilante mas também o homem por trás da máscara.

Numa série de eventos trágicos na carreira do promissor advogado, O Rei do Crime se vinga das frustrações infligidas pelo herói lhe atacando de forma pessoal e cruel. Dentre as provações enfrentadas por Murdock, ocorre a falência da sua firma de advocacia, a sua licença é cassada, ele é acusado de um crime que não cometeu e ainda perde seu único imóvel.

Após o pior que poderia acontecer ao homem, Fisk consegue ferir o herói, de fato, o que o deixa à beira da morte. Só então ocorre o fenômeno que dá o nome original à obra, Born Again, "nascido novamente".

O Demolidor começa a partir daí uma reviravolta de tirar o fôlego para desfazer o mal causado pelo Rei. A história também dá destaque a personagens coadjuvantes porém com grande potencial, que possivelmente jamais haviam sido tão bem utilizados.

Dentre os exemplos, cabe a menção a Ben Urich, repórter investigativo do Clarim Diário, personagem criada por Frank Miller, um dos poucos que conhecem a identidade secreta do Demolidor; Foggy Nelson retomando a carreira no direito após a falência do seu escritório; Wilson Fisk retratado de forma excelente como um verdadeiro vilão; e a já citada Karen Page, completamente arruinada.

Bazuca

Como qualquer mafioso bem sucedido, Fisk contrata um assassino para deter Murdock de uma vez por todas, o Bazuca, derivado do projeto do Supersoldado. É justamente neste ponto que entra a participação do Capitão América e outros Vingadores, embora estes não tenham tanto destaque.

É interessante comentar no entanto que a participação do Capitão América contrapõe de forma excelente o descontrolado Bazuca, tendo seu auge desde a investigação quanto a origem do vilão, até mesmo a insubordinação frente aos militares, e finalmente, uma ótima sequência de ação estrelada pelos dois supersoldados.

Demolidor - A Queda de Murdock é uma excelente história que trata de queda e ascensão, de um herói extremamente carismático e icônico, dando o devido destaque a personagens secundários de grande potencial que somente poderiam ter sido tão bem utilizados pela maestria destes dois gênios da nona arte.

Nenhum comentário: