27 fevereiro 2014

Por que jogar videogame faz bem a saúde?


Olá senhoras e senhores! Mais uma vez estamos aqui nesta quinta-feira para conversar, porém hoje vamos falar de algo que foge um pouco da temática de quadrinhos.

Não sei vocês, mas na minha infância como gamer, me deparei com mitos, muitas vezes propagados em âmbito familiar que se encarregavam de depreciar a nobre arte de jogar videogame. Variavam de prejudicar os aparelhos televisivos até mesmo prejudicar a saúde do próprio jogador. O primeiro mito já foi derrubado há muito tempo até mesmo por não ter sentido algum. O segundo por sua vez, tem cada vez mais despertado o interesse de pesquisadores, e os resultados de estudos relacionados ao tema são cada vez mais convenientes pra nós, que adoramos jogar!

Pois muito bem, aqui vão eles:


Raciocínio Lógico
Tetris

Jogos que lidam com algum tipo de estratégia, por mais simples que seja, estimulam o raciocínio para que se encontre uma solução para determinado problema proposto. A cada vez que se soluciona um problema, o jogador se depara com uma situação mais complexa, e assim sucessivamente. Esses aspectos de estratégia e progressão de dificuldade propiciam que o jogador pense de forma sistemática ao tomar decisões e de forma cada vez mais eficaz, ou em menor tempo, por exemplo. Quem já jogou Tetris, percebe muito bem estes fatores! Estes são interessante inclusive na formação do indivíduo ainda na infância.



Coordenação Motora



Just Dance
Jogos que utilizam da tecnologia dos chamados sensores de movimento, tais como os da plataforma Nintendo Wii, Kinect e por aí vai, otimizam a coordenação motora. Cientistas da Universidade de Deakin, Austrália, constataram em um estudo que crianças adeptas a esse tipo de jogo interativo, tinham maior habilidade em arremessar ou chutar uma bola, por exemplo, do que as demais crianças.


Num outro estudo, da Universidade do Estado de Iowa, Estados Unidos, apurou-se que médicos jogadores são 27% mais rápidos e cometem 37% menos erros em cirurgias de laparoscopia, que envolvem extrema minúcia e manipulação de equipamentos pequenos, do que profissionais que não jogam. Exemplo de jogo interativo? Just Dance


Melhora da visão

Sniper Elite 2
A ciência é amplamente favorável neste ponto. Estudo de 2007 da Universidade de Rochester (EUA) aponta que 30 horas de “treinamento” com jogos de tiro melhoram de forma significativa a habilidade de enxergar objetos pequenos à distância.
Em 2009, também em Rochester, cientistas provaram que pessoas que jogam games de ação têm uma visão 58% melhor no que diz respeito à percepção de contrastes.
Daphne Maurer, da Universidade McMaster, de Ontário (Canadá), demonstrou por meio de uma pesquisa que dez horas de videogame foram suficientes para aumentar a capacidade visual de pessoas que nasceram quase cegas por causa da catarata. Após 40 horas, essas pessoas conseguiram ler mais duas linhas naqueles painéis letreiros utilizados em exames de vista.
Fable
Tomada de decisões

A Universidade de Rochester parece amar videogames. Uma pesquisa de 2010 mostrou que os jogos ajudam as pessoas a tomarem a decisão certa mais rapidamente. Segundo o estudo, jogadores desenvolvem um alto nível de sensibilidade sobre o que está acontecendo ao seu redor. O cérebro dos jogadores torna-se mais eficiente na recepção e no processamento de informações visuais e auditivas.
Combate a doenças mentais

Sparx
Na Universidade de Auckland (Austrália), descobriu-se que um jogo produzido para lidar com adolescentes em depressão apresentou resultados tão eficazes quando o aconselhamento psicológico. O game, chamado Sparx, reduziu os sintomas do distúrbio tanto quanto o tratamento convencional.

Outro exemplo: jogar algumas partidas de Tetris é um bom modo para evitar o desenvolvimento de transtorno de estresse pós-traumático, de acordo com a pesquisa desenvolvida por uma equipe da área de psicologia da Universidade de Oxford. Isso ocorre porque o clássico dos bloquinhos interfere no processo de armazenamento de memória do cérebro, o que torna mais difícil a retenção de lembranças traumáticas que são revisitadas por meio de flashbacks.




Viram só? Games são mais benéficos do que parecem!

Se vocês gostaram dessa matéria, compartilhem nas redes sociais e comentem também no nosso blog.

Mais informações em outros sites também acerca dos benefícios da jogatina:




Nenhum comentário: