10 outubro 2011

Top 5 - Os maiores Mestres do Cinema


Saudações Virais queridos leitores! Hoje o nosso Top 5 será sobre os maiores mestres do cinema. É claro que existem vários grandes exemplos de mestres, principalmente em filmes contemporâneos em que geralmente a personagem principal, para cativar o público adolescente, é jovem, inexperiente e atrapalhada, necessitando assim da ajuda de um bom professor, vide por exemplo em O Aprendiz de Feiticeiro, Eragon e O Reino Proibido.
 
Há outros casos também em que a personagem principal tem um grande potencial descoberto pelo seu futuro mestre, e esse decide desenvolvê-la com um determinado propósito, como por exemplo nos filmes da franquia Karate Kid, Batman Begins, Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma e vários outros. 
 
Por último existe também a categoria mais curiosa de mestre:  a de nocivos, tais como o Mestre de Big Stan e o Big Daddy de Kick-Ass.

Nem todos estes estarão na lista, mas segue abaixo aqueles que para nós são os mais marcantes:

5ª Posição: Ra's Al Ghul (Batman Begins)                    
Este magnífico vilão foi o responsável por todo o treinamento e iniciação do Cavaleiro das Trevas na Liga das Sombras, um grupo de justiceiros que planeja secretamente destruir a cidade natal do nosso herói, Gotham City.

Interpretado por um ator especialista em ser mestre, Liam Nesson, que já foi mestre de Orlando Bloom em "Cruzada" e mestre do jovem Obi-Wan Kenobi em Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma, surge no nosso top 5 como mestre do jovem Bruce Wayne, o Batman,  lhe ensinando magistralmente a arte do ninjutsu com técnicas para causar o terror nos corações de seus adversários.

Isso explica muitas das características da personagem. Nas HQs, Ghul é também um terrorista mundial quase imortal devido à fatores místicos que sonha em instaurar na Terra o pleno equilíbrio ambiental. Para tanto, pretende exterminar grande parte da população mundial. Modesto, não?

Ra's al Ghul com seu discípulo, Bruce Wayne em Batman Begins



4ª Posição: Mestre Splinter (Tartarugas Ninja)              

Sim, ele é um rato mutante! Mestre Splinter é o responsável por 4 tartarugas mutantes adolescentes com nomes de artistas renascentistas e ensina a elas as artes marciais necessárias para combater o crime como ninjas defensores de New York.

Loucamente surreal, não? O filme, baseado em quadrinhos, que também teve adaptações para animações e jogos, apesar de ter um roteiro e personagens bizarros, caiu nas graças do público em meados da década de 80 e 90 e até hoje é objeto de adoração nerd justamente por ser peculiarmente esquisito.








Arte das Tartarugas Ninjas utilizada pelo site Science Fiction




3ª Posição: Mestre Pai Mei (Kill Bill)                      

Este talvez seja um dos mestres mais caricatos deste top 5. Baseado no mito do homônimo monge shaolin que teria sido um dos únicos sobreviventes de um incêndio no templo em que vivia, esta personagem, vivida por Gordon Liu no filme, foi responsável pelo cruel treinamento marcial da Mamba Negra (Uma Thurman) e de sua rival Elle Driver (Daryl Hanna), assim como a falta de um dos olhos da mesma.

Por estes motivos acima citados, pelo estilo excêntrico e pelos trejeitos inconfundíveis, o Mestre Pai Mei leva a nossa 3ª posição.

Pai Mei...tendo um diálogo com sua discípula, que só quer vingança contra Bill. 


2ª Posição: Sr. Miyagi/Sr. Han (The Karate Kid I, II, III e The Karate Kid (2010))                                      
Pat Morita em The Karate Kid 
É claro que quando se fala em mestres, mentores, tutores, professores ou o qualquer termo semelhante, principalmente em relação à artes marciais, fica impossível não lembrar do Sr. Miyagi, categórico, sábio e absolutamente inusitado. 

Com golpes de karate que ensinou ao jovem Daniel San (Ralph Macchio), desde 1984, utilizando-se de técnicas exclusivas, como "O Chute da Garça", por exemplo, o personagem vivido pelo saudoso Pat Morita se imortalizou no cinema e fez muitos jovens da época acreditarem, ou quase,  que realmente poderiam ser faixas pretas em qualquer arte marcial apenas, lavando o carro ou varrendo o chão. Em 1994 também ensinaria Hilary Swank a arte do Karate, porém a mesma futuramente iria preferir lutar boxe em Menina de Ouro, mas isso é um assunto para outra postagem.

Jackie Chan em The Karate Kid (2010)
Contudo, seria injusto lembrarmos do glorioso Miyagi, de The Karate Kid, redundante mente mestre de Karate e  não reconhecermos o ótimo trabalho de Jackie Chan, como Sr. Han, no remake de Karate Kid (2010) e mestre adivinha de que?

A resposta é ... Kung Fu.

Sim, esqueça o nome do filme, o que se luta é o estilo marcial chinês que se fez famoso no cinema americano principalmente com nomes do tipo Bruce Lee, Jet Li, e do próprio Jackie Chan.

A escolha de manter o nome original do filme, apesar de incoerente com a arte marcial, se deve primeiro à uma homenagem ao filme original, mas também à ideia principal da película que na realidade não se trata de artes marciais, competição, ou pancadaria pura e simplesmente. A ideia principal dos filmes da franquia The Karate Kid, é a de um mestre, talentoso, sábio e humilde que toma como aluno um jovem indefeso, indisciplinado e deslocado no meio em que se encontra,  mas que em compensação, detêm um grande potencial e grandes virtudes.

A mensagem que os filmes nos passam, sejam eles da década de 80 ou a mais atual, é de determinação, perseverança e mais do que uma luta, um modo de vida. Essa mensagem com certeza é muito bem transmitida pela personagem de Chan em uma de suas melhores atuações hollywoodianas, só vendo o filme pra saber, não há descrição para isso. Merecidamente medalha de prata dupla para os "Karate Seniors".



1ª Posição: Mestre Yoda (Star Wars)                                          
Mestre Yoda em O Império Contra Ataca (1980)
Se me perguntassem "Qual é a sua saga favorita do cinema?" demoraria menos de 2 segundos pra responder "Star Wars!" gritando como um wookie e  respirando como Darth Vader! Isso só porque eu sou apaixonado pelo universo SW e um nerd irremediável que considera George Lucas um dos maiores gênios da sétima arte desde que ela existe.  

Yoda em O Ataque dos Clones (2002)














Mas não são apenas estes os motivos da saga estar registrada aqui na posição nobre do nosso top 5. O motivo principal é o fato de ser inevitável falar alguma frase que tenha a palavra "mestre" e não lembrar do nome "Yoda" quase que imediatamente.

O mestre verde, orelhudo e baixinho que se assemelha a um muppet, surgiu no cinema na década de 80 em um dos maiores delírios da cultura pop até hoje, chamado Star Wars: O Império Contra-Ataca, referenciado como o episódio V. Mestre Yoda foi o tutor de Luke Skywalker nos caminhos da Força após a morte de seu mestre Obi-Wan Kenobi, pelas mãos do maior vilão cinematográfico de todos os tempos, Darth Vader.

Mestre Yoda treinando Luke Skywalker em Dagobah, um dos muitos planetas da franquia de filmes

Falando de forma enigmática, invertida e com pouca concordância verbal e nominal, Yoda Sensei fez tanto sucesso na época que foi inserido novamente na sequência (Star Wars VI: O Retorno do Jedi) e teve um destaque muito maior na nova trilogia, que antecede a primeira, aparecendo em todos os filmes da saga, exceto o episódio IV: Uma Nova Esperança (1977); e em praticamente tudo do universo expandido dos quadrinhos, jogos e seriados que levam a marca da Lucas Arts.


Mais do que um mito galáctico, Yoda é o maior ícone da cultura nerd e merece a nossa homenagem com a medalha de ouro no Top 5 viral de hoje. Que a Força esteja com vocês, e por favor, comentem este tópico no campo abaixo, classifiquem, curtam no facebook, sigam o blog e sejam felizes XD!



Nenhum comentário: