10 fevereiro 2014

O que esperar para o ano de 2014? [Cinema]


Sim amigos, depois de um grande período de afastamento do blog decidi periodicamente postar (caso haja algo elaborável a ser postado) matérias de cunho cinéfilo e informativo, tudo para que fique registrado a imensa expectativa e satisfação com o mundo da 7ª arte.

É claro que o blog consegue transpor as outras artes da mesmíssima forma, mas nesta postagem focarei apenas no que esperar na área cinematográfica. É válido comentar também que como a matéria está sendo postada no mês de Fevereiro, os filmes tratados abaixo seguirão este mês e seus subsequentes.

*Lembrando que todos os filmes listados tem os seus trailers (se divulgados pelas distribuidoras) direcionados ao Youtube apenas ao clicar sobre o nome destes. (os trailers poderão ser atualizados no futuro caso seja feita a liberação pelas distribuidoras)


Fevereiro

O mês de fevereiro tem em suma maioria filmes não tão conhecidos pelo público geral, mas que revelam um bom começo para o restante do ano, pois o mês de janeiro costuma ser o mais fraco em relação as estreias.
É bacana constatar que existem filmes legais no mês de fevereiro para serem assistidos, como por exemplo Trapaça e O Lobo de Wall Street, dois filmes que estão fazendo bonito nas indicações a prêmios da área. Há também o remake de Robocop, filme dirigido pelo brasileiro José Padilha, assim como Sem Escalas, filme de ação dentro de um avião com o nosso querido Liam Nesson como protagonista.


Março

Neste mês haverá um concorrente a vários prêmios na academia, o filme 12 anos de escravidão, com Michael Fassbender, mas a grande bilheteria virá com a continuação de duas histórias em quadrinhos consagradas no mercado da 9ª arte, 300: A Ascensão de um Império e Sin City: A Dame to Kill forassim como a adaptação do famoso jogo de corridas Need for Speed e Rio 2, é claro, se depender da grande massa que irá aos cinemas.


Abril


Em abril sim podemos iniciar oficialmente o ano nos cinemas!

Sim, Capitão América debulhará todo o restante da lista neste mês em sua segunda aventura solo dentro do Universo Marvel, mas teremos nomes fortes estreando juntamente ao capitão para concorrer na bilheteria. Como Noé, épico bíblico protagonizado por Russel Crowe e Divergente, adaptação de uma série literária famosa de grande apelo com os jovens.

O mês ainda possui o filme Transcendence, que junta os atores Johnny Depp e Paul Bettany numa trama de Sci-fi que promete tirar Depp do estigma de ator limitado que adquiriu ao decorrer dos anos.
Ainda em Abril (tirando como base a data de estreia nos Estados Unidos) podemos ter filmes como Walk Of Shame (comédia), The Quiet Ones (Terror) e The Railway Man (Drama) que ainda não ganharam a sua data de estreia no país, mas possuem seus trailers disponíveis.


Maio

O mês de maio arrisco-me a dizer que provavelmente é um dos mais aguardados do ano, como o cinema oficialmente foi aberto no mês anterior como bem sabem, os meses seguintes farão até o menos aficionado a cultura nerd pirar, somente neste mês teremos o segundo filme do herói mais popular da terra (O Espetacular Homem Aranha 2: A Ameaça de Electro) a junção suprema dos mutantes da antiga e da nova geração em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido e o temível e gigantesco remake de Godzilla. 

Este meus amigos, será um dos meses que farão os cinemas tremer! (literalmente).


Junho


O mês de junho, a primeira vista apresentasse bem tranquilamente, mas não se enganem, será um mês de ficções e animações de alto escalão, como No Limite do Amanhã, filme de ação/ficção cientifica protagonizado pelo maratonista de plantão, Tom Cruise. Na parte de animação, Como Treinar o Seu Dragão 2 se prepara para superar a melhor animação já feita da Dreamworks (que atualmente vem se mostrando mais competente que a principal concorrente, a Pixar).
Lembrando que este mês existem alguns filmes não divulgados pelas distribuidoras também, como The Rover (Ficção) que se passa num futuro pós apocalíptico e que conta com Guy Pearce e Robert Pattinson, e Devil's Knot (suspense) que conta a história de um assassinato sem solução aparente.


Julho 

O mês de julho não tem tantos filmes a ponto de deixar os fãs mais fervorosos pregados na fila em plena pré-estreia mas os poucos que estrearão, farão valer o ingresso comprado. Com o novo capitulo de uma nova trilogia Transformers: A Era da Extinção chega trazendo uma novidade no mundo dos robôs que adoram entrar na porrada em cima de humanos: Dinossauros!

Se não bastasse as explosões mirabolantes de Michael Bay com seus robôs gigantes, este mês ainda teremos Cesar em Planeta dos Macacos: O Confronto, líder de uma resistência símia, 15 anos depois dos acontecimentos de Planeta dos Macacos: A Origem, novamente mostrando as caras num planeta devastado pelo vírus desenvolvido no primeiro episódio.
Mesmo com poucas estreias, fica a dica para os dois blockbusters que serão mais comentados nas férias.

Agosto



Deste mês para frente tudo começa a ficar mais nebuloso devido a falta de informação ou divulgação das distribuidoras dos filmes, alguns filmes tiveram sua sinopse divulgada, outras não, alguns possuem trailers e outros não. 

Mas não deixe isso o abalar, agosto, juntamente com o mês de maio se encontram na zona dos filmes mais aguardados por se tratarem de remakes ou filmes de gênero totalmente diferentes do que vemos normalmente nos cinemas. Como por exemplo o mais ambicioso e aguardado projeto da Marvel até agora, os Guardiões da Galáxia, que prometem se destacar dentro do universo unificado da Marvel oferecendo o espaço como fio condutor e o cenário para o desenrolar de sua história. 

Assim como a Marvel, uma dupla que promete trazer uma ficção cientifica diferente de tudo que provavelmente você assistiu (ou não) são os irmãos Wachowski, com o seu O Destino de Júpiter, os dois diretores colocarão a bela Mila Kunis em um amor interplanetário com ninguém mais que Channing Tatum.

E até mesmo os quelônios mutantes ninjas, que receberão um remake digno de respeito, estarão nos cinemas em agosto para arrebentar tudo, juntamente com os brucutus mercenários de Sylvester Stallone em Mercenários 3.
Espero que Guardiões agrade, e que as tartarugas ninjas fiquem f* desta vez.


Setembro 

O mês de setembro e o mês seguinte a este são os dois meses mais fracos do ano em relação a lançamento de filmes, primeiramente teremos Hércules: As Guerras Trácias, épico baseado em uma Graphic novel de mesmo nome nos Estados Unidos, sendo protagonizado pelo sempre cativante e gigante Dwayne Johnson (The Rock). O filme promete ser épico, tendo apenas fotos postadas no Instagram do ator até o fechamento da matéria.

Seguindo no mesmo mês será lançado a adaptação de Maze Runner: Correr ou Morrer, livro infanto/juvenil bastante popular entre os jovens do mundo inteiro. Anteriormente o filme estava previsto para ser lançado no ano passado, mas devido a agenda de lançamentos na mesma data e os efeitos especiais do filme (o diretor pediu para que fossem retocados) a Fox decidiu adiar a estreia para 7 meses do lançamento original. Veremos se a Fox não afunda mais uma adaptação para as telas de sagas famosas da literatura, como fez no passado com Percy Jackson e Eragon.
Como nenhum dos filmes daqui para a frente possuem um trailer, deixarei o link com informações sobre eles em sites especializados.


Outubro 

O mês parece estar parado, pois não há filmes confirmados para estrear por aqui, há algumas suposições, como o Gone Girl, com Ben Affleck e The Judge, com Robert Downey Jr. mas ainda é incerto afirmar que virão neste mês para o nosso país.

Atividade Paranormal 5 estava previsto para ser lançado neste mês, mas foi adiado pelos produtores do longa.


Novembro 


Novembro nos reserva filmes com grandes chances de se tornarem sucessos, no começo do mês, Christopher Nolan lançará seu novíssimo filme de ficção cientifica, Interstellar, que promete uma fusão de filosofia com viagens no tempo e dimensões alternativas, entendeu? Não? Só aguardando para ver o resultado do novo projeto ambicioso de Nolan, pois é bem difícil tentar adivinhar o que o diretor de Cavaleiro das Trevas está querendo. Uma curiosidade apenas é que Steven Spielberg estava originalmente no comando deste projeto, mas passou o mesmo para as mãos de Nolan.

Junto com a estreia de Interstellar, teremos também a primeira aposta da Disney em animações com a Marvel, Big Hero Six terá por objetivo adaptar os quadrinhos que levam o mesmo nome que possuem em seu escopo a mistura das culturas japonesa e americana, além também de passar-se numa cidade futurista.
O ultimo filme da lista é a aguardada continuação da saga "Jogos Vorazes". Esperança será lançado em novembro e não teve a sua data adiada (como Velozes e Furiosos 7) devido a morte repentina de Philip Seymour Hoffman, as cenas do ator já estavam terminadas nesta primeira parte e apenas uma cena não estava pronta na segunda parte de Esperança quando este veio a falecer. Realmente algo bem triste que podia ter acontecido, pois considerava Philip um excelente ator, mas não há como dizer que o filme não terá um destaque maximizado agora que Esperança se encontra como um dos últimos projetos de Seymour.


Dezembro

O ultimo mês do ano reserva o tão aguardado fechamento da trilogia (estendida) de O Hobbit. Lá e de Volta Outra Vez será lançado no começo de dezembro e tem como função concluir todas as pontas soltas que o segundo filme deixou em aberto. Se tudo correr como esperado, o terceiro capitulo terá as cenas que todos os fãs dos livros de J.R.R. Tolkien esperavam relacionados a batalha dos cinco exércitos, assim como as cenas com o temível dragão Smaug.

O mês de dezembro ainda contará com a aventura solo dos Minions, os pequenos seres amarelos que brilharam e viraram febre nos dois primeiros filmes da série "Meu Malvado Favorito", os detalhes do filme dos pequenos capangas de Gru ainda são incertos, mas com certeza gerará uma bilheteria bem gorda para os cofres da Universal (que distribuirá o filme).

Ainda neste mês mais um épico bíblico tomará as salas de diversas salas no mundo. Exodus contará com Ridley Scott na direção e Christian Bale no papel de Moisés e retratará a vida e a morte de Moisés baseados no livro do antigo testamento Êxodo.

É difícil dizer qual filme terá um melhor resultado nas bilheterias, pois assim como o aguardadíssimo ano de 2015, neste ano o cinema não carece de filmes interessantes, tendo no decorrer dos 330 dias restantes ótimos filmes a serem lançados.

A proeza deste ano em Hollywood é atingir a barreira dos bilhões em bilheteria, coisa que a cada blockbuster lançado fica mais difícil de ser batido. Facilmente pelo menos 5 filmes de toda a lista alcançaria essa tarefa rapidamente, pois possuem um público formado anteriormente por outros projetos do elenco e/ou equipe.

O que resta para nós, reles mortais, é que todos os filmes estreantes possam transmitir uma excelente história e uma boa dose, principalmente, de diversão.

Até a próxima!

Nenhum comentário: