28 dezembro 2015

Conheça o Doutor Estranho



Vida longa e próspera, amigos! Hoje saíram as primeiras imagens conceituais de Doutor Estranho, filme baseado em personagem homônimo da Marvel Comics, que fará parte da fase 3 do universo cinematográfico da casa das ideias, a ser lançado no segundo semestre de 2016. Além de artes magníficas, foram divulgadas também imagens do protagonista, vivido por Benedict Cumberbatch totalmente caracterizado. Até então haviam apenas imagens do ator nos bastidores e em "trajes civis". Com isso, preparamos uma matéria especial de introdução ao personagem. Então vamos lá, quem é esse Estranho?





1. Criação


Esse personagem, assim como vários outros nomes famosos da Marvel, foi criado pelo mestre Stan Lee em parceria com Steve Ditko, co-criador do Homem-Aranha, durante a Era de Prata dos quadrinhos, em 1963 para a revista Strange Tales #110.

O herói foi inspirado em figuras dos anos 40 que também tinham como característica a alcunha de "mestres das artes místicas" e lutavam contra o mal, como o Fantasma Verde e o mais famoso Mandrake, o Mágico. Ele carrega também dos programas de rádio desta época em que os encantamentos mágicos sempre soavam como frases de efeito bem elaboradas.

Aliás, o próprio Stan Lee declarou certa vez que todos os nomes citados por Estranho como encantamentos, divindades e etc, não querem dizer absolutamente nada e não foram retirados de praticamente lugar nenhum, mas simplesmente soam como algo que um mago poderia falar.

O nome Stephen Vincent Strange, (leia-se Steven já que a pronúncia do "ph" e a do "v" é idêntica nesta palavra) segue a linha de nomes com iniciais repetidas como Stan Lee sempre gostou (vide Peter Parker, Reed Richards, Matt Murdock, Dum Dum Dugan, e etc.), mas o nome do meio, Vincent, é uma clara referência ao ator de filmes de terror, Vincent Price, que também inspirou o visual do personagem, inclusive a sua fisionomia.


2. Origem e principais fatos sobre o personagem


Doutor Strange era um talentoso neurocirurgião, extremamente arrogante que sofreu um acidente de carro aos trinta e tantos anos, que causou sério dano aos nervos das suas mãos, dando fim a sua carreira. O então rico doutor, acaba investindo todo o seu dinheiro em formas alternativas de se recuperar, já que a medicina tradicional não era capaz de lhe devolver o uso das mãos. Desesperado e sem alternativas, Strange viaja ao Tibete, onde ouviu falar de alguém que poderia lhe ajudar. Chegando lá, Stephen descobre uma ordem liderada pelo Ancião, que o ensina o caminho das Artes Místicas.

Após dez anos se aperfeiçoando no estudo da magia, e com a morte do seu mestre, Strange ganha o título de Mago Supremo, e passa a ser o guardião místico da Terra, tendo como base o seu sobrado de três andares bem no meio de New York, o Sanctum Sanctorum, que é um ponto de convergência de energias místicas interdimensionais.

O Doutor Strange carrega o título de Mago Supremo, originalmente mestre da magia negra, mas também mestre das artes místicas, entre outros. Membro da equipe secreta das maiores mentes do planeta, formada por grandes heróis do universo Marvel, os Illuminati, assim como dos Defensores, Defensores Secretos, Novos Vingadores e etc.

Dentre as personagens mais famosas relacionadas ao mago, estão o seu maior inimigo, Dormammu, uma entidade da Dimensão Negra que tem por objetivo destruir o plano terreno, Clea, sobrinha de Dormammu e interesse romântico de Strange, e Wong, mordomo, escudeiro do doutor e guardião do Sanctum Sanctorum. Além disso, um dos mais importantes vilões da sua galeria é o Barão Mordo, também aprendiz do Ancião, quase tão poderoso quanto Strange, porém cruel e inescrupuloso.

Algo também muito característico do herói, é o uso de diversos instrumentos mágicos para aumentar os seus poderes. Desde uma Capa de Levitação e o Olho de Agamotto (visíveis nas imagens no começo desta matéria) até o Livro de Vishanti, com diversos feitiços repetidos à risca pelo mago.

3. Recomendações


É imprescindível para conhecer o personagem buscar as histórias clássicas da década de 60, de Strange Tales, e posteriormente Doctor Strange, a partir de 68, que tinham traços psicodélicos e exploravam de forma bastante original a temática mística no, ainda em formação, Universo Marvel.

Interessante também ler duas graphic novels mais modernas do herói, que merecem destaque pela narrativa fantástica, desenhos igualmente fascinantes e por tratarem da origem e aspectos primordiais do personagem. São elas Doutor Estranho & Doutor Destino: Trinfo e Tormenta, e Doutor Estranho: O Juramento.


A primeira, reconta como se deu a origem de ambos os doutores, Estranho e Destino e como estão relacionadas. Durante o torneio que definiria quem de fato era o Mago Supremo, o vencedor leva o título e o segundo colocado ganha o direito de fazer um pedido para o vencedor, que não pode se negar a cumpri-lo. É com essa ideia que se desenvolve o enredo que vai levar o maior herói místico da Marvel e um dos seus maiores vilões, por vezes mais explorado como um gênio da tecnologia, viajando até o Inferno para um resgate impossível das garras do demônio Mephisto. A história de 1989 é escrita por Roger Stern com arte do Mestre Mike Mignola, de Hellboy, Atlantis: O Reino Perdido, entre outros e o igualmente talentoso Mark Badger.

Já em Doutor Estranho: O Juramento, de Brian K. Vaughan e Marcos Martín, o caráter é muito mais de investigação paranormal e integra um número muito maior de elementos e personagens do Universo Marvel, indo desde o submundo de Nova York atéas dimensões mais mortíferas. Com um forte tom de urgência e cenas de ação excelentes, a trama investiga uma tentativa de assassinato contra Strange e trata também da urgência em salvar Wong, fiel escudeiro do doutor, que está à beira da morte. Remontando em partes a origem do herói, a trama conta também com a aparição de outros heróis da editora, assim como da personagem recentemente explorada na série da Marvel/Netflix, Demolidor, que é a Enfermeira Noturna. Artes fantásticas e roteiro muito envolvente tornam essa história perfeita pra apresentar o personagem com todo o seu carisma e recentemente foi lançado na coleção de graphic novels da Salvat e é facilmente encontrada nas livrarias especializadas, pelo menos aqui em São Paulo.

Doutor Estranho conta também com uma ótima animação que preza pela ação em detrimento do misticismo, mas é uma forma muito interessante de se apresentar o personagem, principalmente para um público mais jovem. O longa de 2007, produzido pela Marvel Studios conta a origem do herói de forma diferente e dinâmica, talvez nos dando até um vislumbre de como um personagem tão distoante dos demais Vingadores poderia ser usado nos futuros blockbusters do MCU.


Muito bem pessoal, espero que tenham gostado desta matéria especial. Se você gostou, curta, compartilhe, comente aqui no blog e ajude a divulgar. Muito obrigado, e que a Força esteja com você, sempre!




Nenhum comentário: