21 agosto 2011

Vamos falar sobre quadrinhos....Capitão América


Sim senhores! Para o delírio desses jovens nerds que escrevem neste blog estreou no último dia 29 a película do primeiro vingador, o simbólico Capitão América! Como não poderia faltar, estou aqui hoje, apesar do atraso, para falar sobre este super-soldado de acordo com os quadrinhos. Portanto, "Avante Viralistas!".


Captain America Nº 1
Em 1941 durante a Segunda Guerra Mundial, houve uma iniciativa de uma grande dupla de quadrinistas, formada por Joe Simon e o Grande Jack Kirby, de incentivar os soldados americanos que ficavam por meses em trincheiras sofrendo todo tipo de provação e por vezes sem saber pelo que estavam lutando. Por essa mesma motivação surgiram vários heróis, como Superman por exemplo, na Action Comics nº1 em 1938. 

Com os seus feitos fantásticos, a personagem era capaz de inspirar um sentimento de supremacia americana e durante a guerra os seus gibis eram distribuídos entre os soldados americanos para que tivessem  alguns breves momentos de distração, em que se esquecessem um pouco do terror da guerra e vissem o patriotismo heroico daquele que era o símbolo de uma nação. 

Com o nosso Primeiro Vingador não foi diferente, a não ser pelo fato de que ele foi o primeiro herói, daquela que viria a se tornar a Marvel Comics, a ter uma revista própria já na primeira edição. Digo isso porque se observarmos a história de outros heróis contemporâneos, vemos que surgiram em outras revistas, por exemplo o Homem-Aranha que surgiu em Amazing Fantasy nº 15, ou o Homem de Ferro que surgiu na Tales of Suspense nº 39. 

Como se não bastasse este feito inédito na época, o Super Soldado Steve Rogers, já aparecia na sua revista de estreia socando a face do próprio Adolf Hitler numa entrada sensacional em um de seus bunkers. Nem preciso dizer que as tiragens desta revista distribuídas entre soldados nas instalações americanas, jovens prestes a se alistar e adolescentes patriotas faziam o maior sucesso. Aliás talvez tenha sido esta a maior iniciativa não governamental de captar voluntários para se alistar no exército americano durante a guerra.

O próprio Steve Rogers, como bem se vê no filme, é um jovem patriota que sonha em defender a bandeira de seu país e lutar contra algo que ele vê como um grande mal para a humanidade e uma ideologia altamente equivocada que era o nazismo. Porém este jovem fraco, doente e pobre era sempre rejeitado nas suas tentativas de alistamento, apesar do seu grande e sincero patriotismo. Tentou se alistar em vários locais diferentes até que encontrou o General Chester Phillips, que diante da sua insistência, lhe ofereceu a oportunidade de participar voluntariamente de um projeto ultra-secreto exército, chamado "Renascimento".


Supersoldado

A morte do Dr. Erskine
Após semanas de testes e treinamento, o garoto Steve Rogers foi submetido ao soro do Supersoldado ainda em fase experimental, ou pelo menos era o que se pensava a respeito e exposto a raios vita de baixa intensidade para aumentar a eficácia da fórmula. Ao término do experimento, o jovem debilitado deu lugar a um super-atleta com as suas capacidades habilidades levadas ao extremo da capacidade humana. 

Agora Rogers era incrivelmente mais forte, veloz e ágil do qualquer outro soldado da nação americana. Seguido de um extenso treinamento e extremo condicionamento físico, Steve foi incumbido de tornar-se a arma suprema do exército e a encarnação do espírito de luta da América.

Entretanto, na equipe do projeto havia um agente duplo, a serviço de Hitler, que assassinou o cientista que criou o soro, o Dr. Abraham Erskine e com ele morreu também a fórmula do Supersoldado.



Capitão América


O Capitão e seu Sidekick

O Soldado Invernal




















Como Capitão América, Steve Rogers lutou várias vezes ao lado do seu parceiro Bucky, que costumava ser retratado como um adolescente na época em que foi lançado, o que não é novidade, já que nas décadas de 40 e 50, praticamente todos os super-heróis tinham sidekicks adolescentes, tais como Batman e Robin, Flash e Kid Flash, Aquaman e Aqualad e por aí vai.

Em uma dessas aventuras, o Capitão tentava desarmar um foguete em posse do vilão Barão Zemo quando caiu nas águas gélidas do Oceano Atlântico passando décadas congelado enquanto Bucky desapareceu numa explosão. Mais tarde o antigo parceiro do Capitão se tornaria um dos seus maiores inimigos, o Soldado Invernal por um determinado período de tempo.


Vingadores
Formação original dos Vingadores

Depois de décadas, o Capitão foi encontrado pelos Vingadores. Quando souberam de quem se tratava, os membros da superequipe o elegeram como líder tático da equipe, papel que desempenhou muito bem, sendo reconhecido até hoje como o maior líder de todo o universo Marvel, seguido por Ciclope, dos X-men. 

A equipe é monitorada e subsidiada pela SHIELD (Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão) e conta com vários heróis que se revezam ao longo do tempo, porém os membros fundadores são, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Homem Formiga, Vespa e o já citado, Capitão América, líder da equipe. Em breve pretendo dedicar uma matéria completa para os Vingadores.









Caveira Vermelha

Caveira Vermelha
Johan Schmidt foi uma experiência falha de criar um supersoldado. Falha em termos, ele possui os mesmos poderes que o Capitão América, porém o soro lhe causou uma terrível desfiguração, deixando o seu crânio exposto, sem pele, sem músculos, apenas a visão aterradora de uma caveira rubra. Segundo o Dr. Erskine, que podemos ver tanto nos quadrinhos quanto no filme "Capitain America: First Avenger", o soro amplifica tudo o que já existe no interior da pessoa. 

No caso de Steve Rogers, um garoto frágil porém corajoso e com um alto senso de justiça, patriotismo e liberdade, o soro ampliou todas as suas características positivas e fez dele um soldado perfeito. 

Com Schmidt entretanto, houve a deformação que o batizou e ainda levou o soldado favorito do Führer à loucura e obsessão por poder e violência. O Caveira Vermelha é exatamente o oposto ideológico do Capitão América e por isso leva o título de arquinimigo do "Sentinela da Liberdade".



Leitura Recomendada

Capitão América: O Escolhido (2006)
"Capitão América: O Escolhido (2006)"de David Morrell e Mitch Breitweiser : O Oficial James Newman é um fuzileiro naval, que está trabalhando pelo seu pais no Afeganistão. James não conhece ainda seu pequeno filho, e está fatigado por meses de batalhas sem fim. 

No meio de uma batalha ele encontra forças para continuar lutando ao receber ajuda do Capitão América, mas ao final da batalha ele descobre que o tal "Capitão América" que ele viu pode ser uma alucinação. Esta série de seis edições mostra uma origem do herói muito semelhante à que vemos no filme e mais do que isso, mostra o poder que o Capitão América tem de inspirar os mais nobres sentimentos em todos com quem ele interage. 

É uma história muito interessante, porém pode causar um certo impacto muito forte aos leitores casuais, de qualquer forma, vale a pena a leitura!









Para mais informações pessoal, consultem o nosso site parceiro de sempre, Protocolos Marvel, onde encontrarão a ficha completa de personagens como Capitão América, Caveira Vermelha e Bucky.
Muito obrigado e boa semana a todos!

Um comentário:

Evandro "O Vento" Parreira disse...

Realmente cara, esse é o um dos melhores heróis dos quadrinhos em geral... e depois de ler o post só me resta esperar pra ouvir nas telonas: "Let`s go AVENGERS!!!"